terça-feira, 17 de agosto de 2010

Qualidade de vida depende de seus hormônios

       Sentir o corpo sadio, sem sofrimentos inúteis; a mente calma, vazia de sobressaltos que inquietam o coração. É possivel viver tão prazeirosamente a menopausa?

       Sendo a vida uma conqquista diária, aprender a desfrutar das possibilidades faz parte do sentido da percepção.

       Se não é fácil manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo como aconselha a música do Walter Franco, é possível encontrar maneiras de ser saudável nas diferentes etapas da vida, e o caminho, até há pouco tempo uma incógnita, já foi amplamente desvendado e se nos apresenta crivado de recursos. Descobrimos( que bom) que a natureza é farta, generosa, e que de seu baú podemos recolher os remédios que equilibram o mundo.

       Se a disfunção hormonal é parte ativa de sua realidade, gera sofrimentos, inviabiliza a vida social (e sexual) e a faz cair em depressão a cada mês, são os sinais que o corpo emite, pedidos de socorro na busca do equilíbrio verdadeiro, sem os entulhos que pioram a situação: óvulos, cremes vaginais, pílulas, ou seja, paliativos que o corpo não reconhece como seu igual, acabando por acumular e transformar em processos destrutivos, no espaço de um período que varia de um organismo para outro.

       A natureza nos deu 33 alimentos com estrógeno. Vocês vão ler uma receita bem equilibrante (e gostosa) para mulheres com problemas hormonais e mulheres na menopausa:

Milho verde
Tahine
Cenoura
Salsinha

      

         Como fazer: bata os caroços do milho verde  com dois copos de água (para 4 espigas de milho), e os seguintes temperos: tomate bem maduro e vermelho, 1 colher de sopa de cheiro verde ou salsinha, e uma pitada de óregano. Rale uma cenoura média e reserve. Leve o milho verde ao fogo baixo, mexendo sem parar. Quando  começar a engrossar  acrescente a cenoura ralada e uma colher de sopa de tahine. Espere mais 10 minutos, acrescente sal marinho e uma pitada de noz moscada , mexa bem , pingue umas gotas de azeite de oliva e desligue o fogo, Bom apetite e boa saúde.                     



Um comentário:

  1. Oi sonia!!
    amei, adorei as informações muito, muito boas,
    vou seguir sua instruções, pois acredito que va melhorar muito minha vida.
    obrigada!!

    com carinho
    Raquel Neves

    ResponderExcluir