quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Hormônios, Receita e o Cálcio

         Observem bem, as receitas foram elaboradas para o deguste e a delícia do gênero humano, já que paladar é a capacidade de perceber diferentes sabores, saborear texturas e temperos, julgar ou apreciar a delicadeza e a qualidade de cada prato posto à sua (nossa) contemplação com deglutição carregada de prazer.
        O estalar dos sabores nos diz muito de nossa saúde. Quando cada refeição representa intensa satisfação, é o sussurro do corpo que, num murmúrio nos diz: o dinamismo de nossa estrutura física está bem azeitada e que nosso roteiro biológico obedece a uma lógica simples - todos os sistemas recebem suas cotas do prazer cotidiano: os nutrientes básicos intactos.
        A mulher, em particular, para não sentir desconfortos nas etapas que compõe esse roteiro biológico, deve prestar atenção não só na alimentação ingerida, mas também nos apelos que a fazem consumir supérfluos com nomes e indicações em que o discurso científico mascara a opressão mercantilista. Muito cuidado com as necessidades induzidas.
 PRESTE ATENÇÃO:
        
         Duas receitas para tonificar seus ossos e músculos (portanto os rins). Eles estão repletos de cálcio e outros nutrientes.       

        OBS 1:99% do cálcio está presente nos tecidos duros- ossos e dentes, e 1% se encontra no sangue, fluídos celulares e nas células dos tecidos moles.

        OBS 2: A necessidade máxima de cálcio acontece na gestação. Para um desenvolvimento fetal perfeito. E no período de pico de crescimento, entre 12 e 15 anos.

         OBS 3: Ansiedade, depressão, diarréia constante, cãibras, eczemas, artrite reumatóide, dormência nos braços e nas pernas, hipertensão arterial, insônia, nervosismo, taquicardia, cáries dentárias e baixos níveis de estrogênio. Essas disfunções desnudam a alma da má nutrição, comum no mundo das refeições relâmpagos.

        OBS 2: Os medicamentos à base de cortisona, e a aspirina diminuem os níveis de cálcio no organismo: stress, insuficiência renal, crônica, excesso de exercícios e excesso de comida, também prejudicam a assimilação do cálcio.

        FONTES: Acelga, agrião. ameixa seca, aspargo, alface, algas marinhas, abacate, abacaxi, avelã, aveia, brócolis, couve-flor, cebola, broto de alfafa, banana, couve, feijão comum, feijão verde, figo, coco, quiabo, gergelim, lentilha, levedo de cerveja, limão, nozes, soja em grão, sardinha, salmão, ovo, repolho, leite e derivados.
        
VAMOS NOS DELICIAR?
Salada preciosa (4 pessoas)

Ingredientes:

  • feijão verde: 2 xícaras grande
  • coco seco ralado: 1 xícara de chá
  • cenoura: 1 média e ralada
  • acelga: 4 a 6 folhas picadas

Modo de fazer

Cozinhe o feijão verde com pouca água e 1 folha de louro, rale e pique os outros ingredientes e misture tudo. Só rale e pique as verduras e legumes do almoço na hora que for comer.
Acrescente o molho.
       
Arroz integral com couve-flor (4 pessoas)

Ingredientes:

  • arroz integral: 6 punhados
  • couve-flor: 1 média, bem nova
  • cheiro-verde: 1/2 xícara picado
  • orégano: 1 pitada
  • curry: 1 colheriha de chá
  • cebola: 1 pequena, em fatias finas
  • sal marinho: à gosto
  • manteiga: 1 colherinha (não é margarina)

Modo de fazer

Preparar um arroz bem soltinho, somente com água e um pouco de sal. Fica melhor torrado. Desmembre a couve-flor, lave bem e leve ao fogo baixo com todos os ingredientes, exceto a manteiga, misturando bem. Pingue um pouquinho de água, até amaciar. A couve-flor não pode ficar muito cozida, só macia.Quando estiver pronta, acrescente a manteiga e misture ao arroz integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário