terça-feira, 8 de novembro de 2011

Colesterol, saiba mais alguma coisa

          Entre os alimentos aturalmente ricos em olesterol encontram-se os ovos, fígado, rins e mariscos. Contudo, as principais fontes de colesterol são realmente os alimentos ricos em gorduras saturadas, por   exemplo, cremes, manteiga, queijos duros, carne de porco, carne de carneiro, e fígado. As células de todo o corpo usam o colesterol para produzir diversos hormônios importantes, necessários ao crescimento e reprodução. Durante a formação de novas células em diferentes partes do corpo, o colesterol é usado como componente vital das paredes das células. É também um ingrediente essencial dos sais biliares produzidos no fígado, que são, mais tarde, passados aos intestinos    para    ajudar     na        digestão das gorduras. Praticamente todo o colesterol que chega à corrente sanguínea é, na verdade, fabicado no fígado, a partir do metabolismo de uma grande variedade de alimentos,    principalmente      gorduras saturadas. Uma vez que as necessidades diárias de colesterol para a função das células são totalmente supridas pelo colesterol fabricado no fígado, o organismo não precisa do    colesterol  contido  na alimentação.
           Apenas uma pequena quantidade é absorvida diretamente dos alimentos ricos em colesterol, como ovos e mariscos.  O colesterol é levado para todo o    organismo  pela corrente sanguínea, de onde retiram todo o colewsterol de que precisam. O que não é usado permanece na corrente sanguínea e pode atingir níveis excessivamente altos.   Está provado que pessoas com altos níveis de colesterol correm riscos muitos maiores de sofrer ataques cardíacos, de angina,    derrames      e   problemas circulatórios. O excesso de colesterol adere às paredes das artérias formando depósitos  de    gorduras que obstruem o fluxo normal do sangue para órgãos como o coração e o cérebro.         
          Muitas pessoas diminuem os níveis de colesterol mudando a dieta alimentar. Não basta ingerir meno alimentos ricos em colesterol, que tem pouco efeito sobre o nível sanguíneo. É preciso comer menso alimentos ricos em gorduras, principalmente saturada. Para quem tem colesterol alto, ingerir chá de dente de leão ( uma xícara antes do almoço durante 10 dias, sem falhar ), e uma cápsula de lecetina de soja, durante 30 dias, entre 9 e 10 horas da manhã, é uma ótima terapia. Qualquer  dúvida falem comigo: 32322534, 82450480.

Nenhum comentário:

Postar um comentário