domingo, 17 de maio de 2020

Prosa e Cozinha

            A vida não tem sentido, temos que inventar um. A frase do filósofo Romam Krznaric, traduz o espirito de todos os tempos, as angústias que sentimos e cultivamos como uma flor esplendorosa, ou a alegria desbragada, que também cultivamos como o avesso de sentimentos negativos. Pra que sofrer se temos que viver? Afinal, as incertezas saltam sobre nós com seus olhos esbugalhados, nos engolfa e se titubearmos perdemos todas as razões que a vida apresentar, e de quebra, algumas certezas que nos fará um bem danado. Uma delas é a religião. E aqui uso como suporte mais uma frase do já citado filósofo: as religiões são a mais eficaz ideologia para fazer com que as pessoas parem de fazer perguntas. Fantástico!! Embora também ache que o sobrenatural, aquilo que não sabemos mas intuímos, faz a identificação profunda das várias inteligencias que manipulamos conforme a conveniência do momento. E viva o papo furado que nos faz tão bem! Agora, rebuscando uma das inteligências, vou lá no fundo da memória que nos antecede para soma-la com as informações e conhecimentos adquiridos ao longo dos caminhos. Então, vou postar a receita de duas comidas e de dois remédios.
            MACARRÃO INTEGRAL DO BOM:  ingredientes (para 4 pessoas)= um pacote de macarrão tipo fusili (ou a escolher), 3 xícaras de chá de vagem picada, uma couve-flor média, bem nova, duas colheres de sopa de gengibre ralado, 3 tomates médios bem maduros e vermelhos, uma xícara de alho poró cortado em rodelas finas, uma colherinha de orégano e meia xícara de cebolinha picadinha. MODO DE FAZER: cozinhe o macarrão "ao dente" e reserve; faça a vagem e a couve-flor com a cebolinha, o tomate eo alho poró, reserve; em uma frigideira frite ligeiramente o gengibre e o orégano em duas ou 3 colheres de sopa de azeite de oliva ou de coco, misturando o macarrão muito bem e acrescentando a ele a vagem e a couve-flor, que não devem ter muito caldo. Se quiserem, acrescente ao prato meia xícara de farofa de gergelim (gergelim tostado e batido no liquidificador). Sal a gosto.
            ARROZ INTEGRAL BOM DE GOSTO: ingredientes (para 4 pessoas)= meio quilo ou menos de arroz, meia xícara de salsinha, 3 alhos médios batidos, 4 tomates bem maduros e vermelhos, uma colherzinha de noz moscada ralada, 3 xícaras de leite de amêndoas (200 gramas de amêndoas picadas, bater no liquidificador com água que as cubra. Coar). MODO DE FAZER: Cozinhe bem o arroz e reserve; coloque os temperos em uma panela com duas ou 3 colheres de sopa de azeite de oliva ou de coco (sempre tire a casca dos tomates e pique bem) deixando frigir , em fogo baixo, ligeiramente; misture o arroz a eles com sal a gosto, acrescentando o leite de amêndoas e mexendo bem.
            CHÁ DE ERVAS PARA GRIPES FORTES, COM CORIZA E TOSSE: para uma caneca e meia de água, colocar uma colherinha de café (a menorzinha de todas) das seguintes ervas medicinais: equinácea, tanchachem e assa-peixe, deixando ferver, com o fogo baixo, por cinco minutos e deixando o recipiente tampado por mais quinze. Beber antes do almoço e antes de dormir a noite, por 8 dias. ATÉ!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário