quinta-feira, 4 de março de 2021

As bases do equilíbrio energético, que denominamos saúde

                A mulher, ser ultra especializado: gera seres e idéias. A saúde da humanidade depende do bem estar da mulher, impossível em um mundo onde impera a violência sistemática, principalmente dirigida a elas, de todas as idades e condição. Quando gera a mulher agrega em si todos os elemetos que formam o planeta: necessita da água, dos minerais vindos da terra (ferro, cálcio, magnésio etc) e nutrientes básicos vindos dos alimentos ingeridos. As circunstâncias em que as diversas fases se fazem dizem muito, podem contar estórias antecipadas do ser que vira à luz no tempo hábil, preparando o ambiente, digamos assim, para sua sobrevivência. Mas se não houver sinergia entre os elementos formadores, e conexão, desde o início, com o ambiente, o processo pode naufragar nos inúmeros desequilíbrios que as relações sociais e  as relações emocionais engendram, no seio mesmo da vida familiar. Discorrer sobre situações não vai ensinar a arte da empatia, do respeito ao "ethos" de quem gera e de quem é gerada, então vou direto aos estragos que fazem a diferença na saúde da população.

               CÁLCIO: é o mineral mais abundante no organismo; 99% dele está presente nos tecidos duros, como ossos e dentes, e 1% restante se encontra no sangue, fluidos celulares e dentro das células dos tecidos moles, onde regula diversas funções metabólicas importantes. Ou seja, a falta desse mineral, abundante provoca constipação intestinal, cãibras constantes, diarréia, insônia, osteoporose, taquicardia, artrite reumatóide, nervosismo, dormência nos braços e pernas etc.

               FONTES: sardinha, salmão, ostras, gema de ovo, acelga, agrião, couve flor, brócolis, alface, cebola, feijão comum, feijão verde, lentilha, quiabo, nozes, abacate, levedura de cerveja, banana, semente de gergelim, aveia, salsinha. Se estes alimentos forem cultivados com agrotóxicos, perdem todo o cálcio. 

               UM PRATO REPLETO DE CÁLCIO: Arroz saboroso: faça o arroz integral e reserve; faça farofa de semente de gergelim (lave um pouco de semente de gergelim, sapeque na frigideira até ficar bem moreninha, bata no liquidificador até se transformar em pó); cozinhe o feijão verde no vapor com salsinha , pitada de cúrcuma ralada e pitada de orégano; pique acelga, passe em um pouco de azeite e um dente pequeno de alho batido; quando estiverem prontos, misture todos os ingredientes e acrescente ao arroz. Amanha tem FERRO.  Até!!                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário