segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

A cultura alimentar e seu impacto na saúde

            A obsessão pela saúde pode gerar filhotes igualmente obsessivos, atrapalhando o discernimento do que realmente precisamos, do que vale a pena mastigarmos e digerirmos, sem a compulsão de demonizar ou exaltar alimentos ou ingredientes que estão na mídia, que despertam o prazer do deguste fugindo à razão, que sempre deve acompanhar o ato de nutrir o corpo com gosto e o estalar da língua, indicativo de que tudo vai bem. Quando a qualidade não faz jus à propaganda, o organismo  inicia em si alterações que o tempo se encarrega de transformar em sintomas dolorosos.
            Não podemos dizer que somos responsáveis por nossas doenças ou saúde, afinal o meio ambiente constrói as circunstâncias propícias aos nossos comportamentos, seja em qualquer área de nossas vidas. Temos que aprender a lidar com tudo que nos impacta e não ser devastadas (os) pelos acontecimentos. Comer é se alimentar, vamos, então, ficar atentas (os) ao que realmente vale o desgaste de comprar, preparar e...degustar com o maior prazer.
             Agora vejamos o proposto na última postagem: por que não é conveniente ingerir alimentos frios e crús a noite, principalmente frutas? Dentro de nossos chacras existem dispositivos que regulam a temperatura corporal mantendo a necessidade de transformação dos alimentos ingeridos. Sem a temperatura ideal o organismo não consegue digerir o que foi consumido. Com o avançar do horário biológico, o calor do corpo diminui preparando-se para o merecido descanso. Alimentos crús e frios, de digestão mais elaborada, alteram o funcionamentos de 3 aquecedores, que são os 3 primeiros chacras: genito-urinário, digestivo e cárdio-respiratório. Estes aquecedores, seguindo o ritmo da natureza, estão com a temperatura baixa não conseguindo lidar com alimentos que exigem temperaturas mais intensas, próprias de horários com gastos de energias mais intensos. A partir das 18 horas se inicia a baixa do metabolismo, e o corpo pede pouca variedade alimentar e refeições quentes e cozidas. Então, prestem atenção: sucos, frutas, saladas frias, devem estar fora do cardápio de quem quer manter a saúde em dia. A próxima postagem trará receitas de uma boa janta. ATÉ LÁ!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário